O principal objetivo desse blog é gerar polêmicas em torno dos assuntos abordados.

Cronograma da semana:

Segunda-Feira: Moda /Fofoca dos artistas – Autora: Fernanda
Terça-feira: Política /Cultura – Autor: Miguel de Micco
Quarta-feira: Curiosidades – Autora: Nathaly
Quinta-feira: Beleza / Isso é quente (ele x ela) autora: Dany Pallomares
Sexta-feira: Cinema /Lazer – Autora: Thais
Sábado: Sexo – Autora: Carolina

Comentem e deixem críticas e sugestões!!!

e-mail: oladobdacoisa@hotmail.com

terça-feira, 24 de março de 2009

No Batuque do Além-Mar

Todos sabem que meus temas aqui no blog são política e cultura. Semana passada eu falei de política, agora é a vez de falar sobre cultura.
Hoje eu acordei com vontade de falar sobre Portugal, mas não de uma forma padronizada que todos conhecem, ou então da forma "ridícula" e irônica com a qual se referem à inteligência dos portugueses. As pessoas esquecem que foi um Inteligente português que encontrou esse vasto pedaço de terra jogado ao léu.
Portugal está acima das piadinhas sórdidas feitas pelos brasileiros.
A Jornalista do blog Nathaly Bortsman que me perdoe, mas eu vou falar da música (tema dela)
Mas falarei da música portuguesa...O fado...



O Fado

Portugal é internacionalmente conhecido pela sua tradição folclórica, em grande medida assente no Fado e nos estilos musicais dele derivados. Sendo este o género musical que melhor caracteriza o espírito português e que está diretamente relacionado e é consequência da sua história e raízes culturais.
A palavra fado vem do
latim fatum, ou seja, "destino". De origem obscura, terá surgido provavelmente na primeira metade do século XIX.
Através do fado, os cantores (fadistas) podem expressar seus medos, seus desejos, suas âncias, suas decepções, suas melancolias e seus amores... O fado, como já dito, expressa o destino.
Alguns Fadistas de renome: Amália Rodrigues (The Queen of the Fado), Mariza, Dulce pontes, Débora Rodrigues, Carlos Ramos entre outros.
Amália Rodrigues foi o " Apogeu" do Fado, tanto que a chamam de "a rainha do fado" ou "the queen of the fado". Eu particularmente adoro todos os fados compostos por ela e pelos outros fadistas, todavia o que mais me remete à pensamentos viajantes chama-se "Medo" da cantora Mariza.
Há Algum tempo atrás, Caetano Veloso gravou um Fado chamado "Os Argonautas" (...) Navegar é preciso, viver não é preciso (...). Na época ele foi muito criticado pela escolha da gravação desse fado. "Com tantos fados maravilhosos ele escolhe um lixo desses" disse José Felipe de Orleans, embaixador do Brasil em Portugal. Eu fico inconformado com essa declaração... Me dá uma profunda vontade de mandar um cidadão desses ir pra... prefiro não comentar... Antes de criticar é preciso conhecer do assunto.. Esse fado (Os Argonautas) é um dos mais elaborados e mais verdadeiro que já existiu... (quem ficou curioso para ouvir, baixe-o no Kazaa ou no Shareaza). Esse cidadão deveria chamar de lixo essas músicas que estão sendo "comercializadas" ultimamente no Brasil, gravadas com certeza em fundos de quintais.


Medo - Mariza


Acessem também meu blog pessoal http://migueldemicco.blogspot.com

Miguel de Micco

Nenhum comentário:

Postar um comentário