O principal objetivo desse blog é gerar polêmicas em torno dos assuntos abordados.

Cronograma da semana:

Segunda-Feira: Moda /Fofoca dos artistas – Autora: Fernanda
Terça-feira: Política /Cultura – Autor: Miguel de Micco
Quarta-feira: Curiosidades – Autora: Nathaly
Quinta-feira: Beleza / Isso é quente (ele x ela) autora: Dany Pallomares
Sexta-feira: Cinema /Lazer – Autora: Thais
Sábado: Sexo – Autora: Carolina

Comentem e deixem críticas e sugestões!!!

e-mail: oladobdacoisa@hotmail.com

sexta-feira, 17 de abril de 2009

pipoca chic: Laranja Mecânica

Post grande, porém envolvente, estamos falando de um filme que todos precisam assistir antes de morrer.

O filme de todos os tempos: Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)

Laranja Mecânica não é somente um filme. É uma obra de arte, não somente um clássico, mas talvez o clássico dos clássicos da história do cinema. Stanley Kubrick leva ao público, no ano de 1971 o choque psicológico: baseado no romance de Anthony Burgess, (A Clockwork Orange)
O filme é ambientado num futuro não tão distante, onde Alex, (Malcolm McDowel) é um jovem singular, que tem uma cobra de estimação e escuta música clássica. A 9ª Sinfonia de Beethoven é sua preferida. Alex é delinquente, irreverente, e mente para seus pais, é líder de uma gangue, onde seus amigos são chamados de droogs. Aliás, outra marca do filme é a linguagem usada: Alex narra grande parte do filme em "Nadsat", uma linguagem que mistura o russo, o inglês e o cockney (por exemplo, rozzer' é polícia, drug é amigo, moloko é leite).

Após roubar, estuprar e matar, Alex é traído por seus droogs e acaba preso pela policia e setenciado a 14 anos de prisão, e depois de dois anos recebe liberdade condicional e é usado como cobaia num experimento que faria com que Alex parasse totalmente seus atos maldosos e ultraviolentos. O tratamento consiste em assistir a cenas extremamente violentas, onde seus olhos estão presos por um par de ganchos para que ele não tenha como fugir da tela, também é medicado antes de ver os filmes, para que associe a violência com a dor que estas provocam. Kubrick, com perfeição revela uma sociedade tão violenta quanto Alex, já que depois do tratamento torna-se incapaz de qualquer ato de violência e até mesmo de se defender. Também é incapaz de escutar a 9ª Sinfonia de Beethoven pois começa a passar terrivelmente mal. Sem poder se defender, alex é expulso de casa e vaga pelas ruas, sofrendo inúmeras humilhações de suas vítimas que acaba reencontrando. Uma de suas vítimas o tortura e faz com que ele se jogue da janela, mas Alex sobrevive e volta para o Hospital afim de recuperar-se. Quando ele parece estar como era antes, definitivamente "curado" Alex narra o final do filme: diz que está totalmente curado, enquanto se vê uma fantasia dele mesmo transando com uma mulher na neve, rodeado por damas e cavaleiros vitorianos aplaudindo, e pode-se escutar o último movimento da Nona Sinfonia ao fundo. hahahaha é fascinante.

Ficha Técnica
Gênero: Crime, Drama, Ficção, Suspense
Duração: 136 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Distribuidora(s): Warner Bros.
Produtora(s): Warner Bros. Pictures, Hawk Films
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, baseado em livro de Anthony Burgess
Produção: Stanley Kubrick
Música: Wendy Carlos
Direção de Fotografia: John Alcott
Desenho de Produção: John Barry
Direção de Arte: Russell Hagg e Peter Shields
Figurino: Milena Canonero
Edição: Bill Butler
Elenco
Malcolm McDowell (Alex DeLarge)
Patrick Magee (Frank Alexander)
Michael Bates (Chefe Barnes)
Warren Clarke (Dim)
Adrienne Corri (Sra. Alexander)
Carl Duering (Dr. Brodsky)
Paul Farrell (Tramp)
Clive Francis (Lodger)
Michael Glover (Diretor do presídio)
James Marcus (Georgie)
Aubrey Morris (P.R. Deltoid)
Godfrey Quigley (Chaplain)

Premiações:
- Recebeu 4 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

- Recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator em Drama (Malcolm McDowell).

Curiosidades
(retiradass do site: http://www.adorocinema.com e http://pt.wikipedia.org)

[x]Durante a cena em que Alex (Malcolm McDowell) é submetido ao tratamento Ludovico, Malcolm arranhou a córnea e ficou temporariamente cego. O médico que acompanha Alex durante o tratamento era realmente um médico, e estava lá por motivos de segurança para Malcolm. Malcolm também teve costelas quebradas durante a filmagem da cena de humilhação após o tratamento e ele quase se afogou de verdade, devido a uma falha no equipamento que o ajudaria a respirar, na cena em que os seus ex "droogies" o encontram e submetem ele a uma tortura em uma banheira
[x]Basil, a cobra, foi colocada nas filmagens após o diretor Stanley Kubrick descobrir que Malcolm McDowell tinha medo delas.
[x]Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em Laranja Mecânica. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.
[x]Stanley Kubrick certa vez declarou que, se não pudesse contar com Malcolm McDowell, provavelmente não teria feito Laranja Mecânica.
[x]A canção "Singing in the rain", cantada por Alex durante a cena em que ele e seus colegas violentam uma mulher na frente de seu marido, só está no filme porque esta era a única música que Malcolm McDowell sabia cantar por inteiro.

Trailer: brilhante!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário